Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

05

dez
2018

Em Notícias

O encerramento colorido do Congresso Mesoamericano de Culturas Vivas Comunitárias na Guatemala

Em 05, dez 2018 | Em Notícias |

A comparsa Chitik deu um colorido espetáculo ao encerramento do primeiro Congresso Mesoamericano de Culturas Vivas Comunitárias e Julajuj Encontro Chitik, realizado no sábado (01/12) na cidade de Quetzaltenango, na Guatemala. Pelo menos 300 pessoas de várias regiões de Guatemala, El Salvador, Costa Rica, México, Panamá, Porto Rico e Honduras assistiram ao desfile e à dança em pernas-de-pau nas ruas e avenidas do centro histórico da cidade altense.

O Congresso Mesoamericano de CVC, iniciado em 29 de novembro, foi um dos 17 projetos selecionados no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018. A proposta foi apresentada ao programa pelas organizações Caja Lúdica e Escuela de Niños Pintores Frida Khalo de Guatemala e a Cooperativa Viresco de Costa Rica, com o apoio do Movimento de Culturas Vivas Comunitárias da Guatemala.

 

Neste encontro foram realizadas rodas de conversas e oficinas em torno de duas temáticas principais – uma delas foram as “janelas de experiências”, com metodologias de experiências exitosas em processos culturais. Também foram compartilhados caminhos viáveis e boas práticas para legislação cultural, comunicação e processos de articulação.

Além disso, nas oficinas foram realizados processos formativos que buscam gerar mais capacidades para a articulação de processos culturais, e foi um criado um documento que traça conclusões sobre o que Mesoamérica deseja e sobre o impacto das organizações culturais comunitárias. Este documento será apresentado no 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que será realizado na Argentina em maio de 2019.

 

Fonte: Ministerio de Cultura y Deportes de Guatemala

Fotos: Comparsa Chitik

 

Leia também:

Declaración del Primer Congreso Mesoamericano de Culturas Vivas Comunitarias. Julajuj Encuentro Chitik (Quetzaltenango, Guatemala, 1/12/2018)