Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

16

ago
2017

Em Notícias

Congresso de Culturas Vivas Comunitárias de Costa Rica: boas experiências de intercâmbio

Em 16, ago 2017 | Em Notícias |

O 1º Congresso Nacional de Culturas Vivas Comunitárias de Costa Rica foi realizado nos dias 29 e 30 de julho no Campo Escuela Nacional Iztarú, situado na Zona Protectora La Carpintera, província de Cartago. Estiveram presentes mais de 50 pessoas de sete regiões do país, vinculadas ao Movimento de Culturas Vivas Comunitárias de Costa Rica (MCVCCR) desde o começo, em 2011, e ao processo dos Círculos de Ressonância, desde 2015, assim como participantes das rodas de conversas regionais — estes últimos, dentro do projeto Incidência e Participação rumo ao 3º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária.

Foram desenvolvidas quatro atividades principais de conteúdo, além da abertura e do encerramento. Após a apresentação dos participantes, das boas-vindas e de uma breve contextualização do evento, foram expostos os 13 principais desafios sistematizados pelo Movimento a partir das rodas de conversa regionais realizados, antes do Congresso Nacional, em Occidente, Zona Norte e Grande Área Metropolitana.

Para complementar a visão recolhida em tal sistematização e definir a agenda política do Movimento, foram distribuídas equipes por região e cada uma criou um quebra-cabeças em que o conteúdo de cada peça contribuía com algo neste sentido. Assim, por consenso, as equipes chegaram aos cinco grandes desafios para o MCVCCR: a) reconhecimento; b) comunicação; c) avaliação e sistematização; d) autogestão; e) alianças.

Cada uma destas partes contém elementos dos desafios expostos durante as atividades anteriores. De maneira que serviram de base para a construção de um sociodrama, desenvolvido com cinco equipes, às quais foram dadas indicações em torno da montagem cênica, sugerindo manter um fio condutor “desafio-conflito-solução, para identificar a trajetória do Movimento. As montagens apresentadas estão sendo analisadas a partir do registro audiovisual que se fez.

Depois de meia manhã do segundo dia, passou-se à última atividade antes do encerramento: a seleção da representação do Movimento. No projeto estava proposto -e durante as conversas regionais também foi-se dialogando- a forma de participar do 3° Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, diante da limitação de recursos para viajar e permanecer no Equador. As pessoas eleitas pela assembleia para representar o Movimento no 3º Congresso, que se realizará de 20 a 26 de novembro em Quito (Equador), foram Mauren Pérez Pérez e Andrés Gonzáles Sevilla.

“Estes intercâmbios diversos e orientados criativamente em eixos estratégicos comuns, somados ao espaço de rodas de conversa para trocar conhecimentos com representantes do Ministério de Cultura e Juventude, dão boas experiências entre os e as congressistas, que manifestaram sua satisfação e agradecimento”, comentou Mauren Pérez.

O 1º Congresso Nacional de Culturas Vivas Comunitárias de Costa Rica foi um dos projetos ganhadores do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2016.

 

Fonte: Coordenação geral do MCVCCR