Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

08

Nov
2018

EmNotícias

Conectando culturas, abrindo janelas: o projeto da Espanha selecionado no Edital de Apoio a Redes 2018

Em08, Nov 2018 | EmNotícias |

Nome do evento: Entre Fronteras. El encuentro internacional VEDI de Fronteras Imaginarias

Nome da red/articulación: Comunidad VEDI

Organização responsável: Ventana a la Diversidad

 

Nascida no País Basco, a Comunidade VEDI (de Ventana a la Diversidad) é uma plataforma que conecta jovens de várias partes do mundo através da arte, da criatividade e das tecnologias digitais. Sua proposta tem como foco o fortalecimento de capacidades em jovens para que possam converter-se em agentes de mudança positiva a favor da diversidade (cultural, sexual, de ideias, etc), da cultura de paz e da promoção dos direitos humanos.

Para o 1º Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018, a Comunidade VEDI apresentou como proposta o evento “Entre Fronteiras”. Este encontro internacional de “fronteiras imaginárias”, que se dará na ilha de Rapa Nui (Chile) durante nove dias, será aberto à participação dos cidadãos e reunirá especialistas em (co)criatividade para a resolução de conflitos baseados na convivência multicultural.

A iniciativa, apresentada pelas organizações/ coletivos Ventana a la Diversidad (San Sebastián/País Basco, Espanha), Toki (Rapa Nui, Chile), Colectiva Trenzar (Lima, Peru) e txt (Recife, Brasil), pretende ser uma experiência de intercâmbio de conhecimentos e práticas de iniciativas de inovação intercultural a favor da cultura de paz, da convivência intercultural e da solidariedade, num contexto de respeito pelos direitos humanos e da diversidade cultural.

Além de celebrar um encontro internacional na ilha de Rapa Nui, o projeto tem como meta estimular a participação de 20 jovens indígenas Rapa Nui no desenho de iniciativas que favoreçam a convivência na diversidade, e realizar uma edição piloto em diferentes comunidades da ilha, em que participem membros da comunidade. A experiência será sistematizada e apresentada durante o Campus Fronteiras Imaginárias, marcado para junho de 2019 em San Sebastián (Espanha).

Saiba mais sobre Ventana a la Diversidad:

Ventana a la biodiversidad: la creatividad como puente de entendimiento entre las culturas

Itziar Rubio y Ventana a la Diversidad: conectando culturas, armando redes

Tags | , , ,