Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

18

maio
2019

Em Notícias

Termina na Argentina a 11ª Reunião do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva

Em 18, maio 2019 | Em Notícias |

Representantes de 11 países membros do programa e da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) participaram da 11ª Reunião do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva, que se realizou neste sábado (18/05) na Casa Victoria OCampo, na cidade de Buenos Aires (Argentina).

Nesta jornada foram apresentados os avanços de atividades desenvolvidas recentemente pelo programa, como o edital IberEntrelaçando Experiências, o Banco de Saberes Ibermúsicas-IberCultura Viva, o concurso de receitas “Sabor à Ibero-América” e o concurso de curtas “Comunidades Linguísticas: identidade e salvaguarda”. Também foi  comentado o resultado das propostas do Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018 e os critérios para o Edital de Apoio a Redes 2019, que será lançado em breve com um montante total de US$ 55 mil.

Além de aprovar os informes de desempenho e financeiros apresentados pela Unidade Técnica de IberCultura Viva e o Escritório Sub Regional para o Cone Sul da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), o Conselho Intergovernamental acordou a inclusão de uma atividade para a realização de um encontro de Redes de Gêneros e Feminismos da Cultura Comunitária no Plano Operativo Anual 2020.

Foram aprovadas a postulação de El Salvador para aplicar a temática da diversidade sexual e de gênero com enfoque em direitos para a realização do concurso de curtas audiovisuais de 2019, e a proposta de Equador e Uruguai para a exploração de uma nova sinergia para a realização de um projeto de registro de “Sonoridades Musicais de Mulheres” em articulação com o  Programa Ibero-americano de Memória Sonora e Audiovisual.

O Conselho Intergovernamental decidiu, ainda, solicitar à coordenação acadêmica do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária – articulado com FLACSO Argentina – informes trimestrais de desempenho das pessoas bolsistas, a fim de facilitar o acompanhamento do curso. Também serão enviados informes sobre docentes e módulos atualizados.

A 11ª Reunião do Conselho Intergovernamental encerrou a semana de atividades organizadas pelo programa IberCultura Viva na cidade de Buenos Aires, simultaneamente ao 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária. As jornadas incluíram uma capacitação sobre a plataforma Mapa IberCultura Viva para funcionários dos governos dos países membros do programa (nos dias 14 e 15) e a realização do 3º Encontro de Redes IberCultura Viva, com a participação de representantes de governos de municípios, províncias e departamentos que agora formam a Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais (na quinta-feira, 16, e na sexta, 17).

 

Confira a ata da 11ª Reunião do Conselho Intergovernamental