Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

07

mar
2017

Em Notícias

Coletivos rumo ao Equador: os ganhadores do Edital de Apoio a Redes

Em 07, mar 2017 | Em Notícias |

Um dos principais objetivos do 3º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que será realizado de 20 a 25 de novembro de 2017 em Quito (Equador), é buscar reflexões sobre o “ser comunitário”. Ali, no “centro do mundo”, “com a chama acesa pela unidade e pela festa popular”, como dizem os organizadores, estarão reunidas pessoas de 17 países interessadas em construir uma sociedade melhor para todos e em dar continuidade às ações e debates iniciados nas duas edições anteriores, em La Paz (Bolívia) em 2013 e em San Salvador (El Salvador), em 2015.

Para fomentar a articulação de redes de cultura de base comunitária nos países ibero-americanos, o programa IberCultura Viva dedicou uma das duas categorias do Edital de Apoio a Redes 2016 a fortalecer eventos de redes nacionais e/ou regionais que tivessem como objetivo a preparação para o 3º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária. Foi destinado um total de US$ 50 mil a esta categoría, com um valor máximo de US$ 5 mil para cada um dos 10 projetos selecionados.

O edital teve suas inscrições abertas entre 19 de setembro e 1º de dezembro de 2016. Saiba quais foram as propostas ganhadoras.

CATEGORIA I

  1. Rede de Agentes Comunitários de Comunicação (RACC) –  Agência de Notícias das Favelas (ANF) – Brasil

A Rede de Agentes Comunitários de Comunicação (RACC), que tem como entidade proponente a Agência de Notícias das Favelas (ANF), participou do II Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, em San Salvador, El Salvador, em outubro de 2015. Dos contatos feitos na ocasião, surgiu a proposta de realização de um Seminário Latino-Americano de Comunicação Comunitária, como etapa preparatória de um encontro que deverá fazer parte da programação do III Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária, previsto para novembro em Quito, Equador.

Este seminário será realizado no Rio de Janeiro, cidade-sede da ANF e da RACC, entre julho e agosto. Ao longo de três ou quatro dias, serão promovidos debates, oficinas, encontros e intercâmbios entre os participantes da RACC (Brasil) e trabalhos de referência em comunicação comunitária de países como Argentina, Uruguai, Equador e Bolívia. Além das atividades no Rio, o grupo propõe um painel de debates durante o Congresso de Quito, visando potencializar as ações de comunicação em rede no âmbito do movimento latino-americano de Cultura Viva Comunitária.

  1. Red Nacional de Culturas Vivas Comunitarias – Cooperativa La Comunitaria de Rivadavia de Provisión de Servicios Culturales y Sociales Ltda. (Argentina)

O Encontro de Redes e Organizações de Culturas Vivas Comunitárias será realizado na cidade de América, no distrito de Rivadavia (Buenos Aires, Argentina), de 9 a 11 de setembro. A proposta é reunir diferentes grupos e redes culturais do país para coordenar e articular ações conjuntas de formação e intercâmbio referentes às práticas colectivas; as produções vinculadas a arte e transformação social, economia solidária, comunicações e identidades culturais e as estratégias de incidência em políticas públicas culturais em nível municipal, regional, estadual e nacional.

Estão previstos debates, mesas, rodas de conversas e mostras artísticas culturais, com o objetivo principal de fortalecer as redes e preparar propostas e produções conjuntas para o 3° Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, a realizar-se no Equador. Antes do encontro na Rivadavia pretende-se fazer duas reuniões preparatórias com representantes de grupos e redes –  em Buenos Aires e em Mendoza.

  1. Red Salvadoreña de Cultura Viva Comunitaria – Asociación “Colectivo Musical GAMA” (El Salvador)

A Red Salvadoreña de Cultura Viva Comunitaria, que promoveu em 2015 o 2° Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária em San Salvador, realizará este ano em Sonsonate, de 27 a 29 de outubro, o 3° Encontro Nacional de Cultura Viva Comunitária. O evento pretende incentivar a reflexão coletiva sobre o impulso de políticas públicas que fortaleçam as culturas das comunidades em nível territorial, assim como propiciar propostas para fortalecer a construção de uma cultura cooperativa, solidária e transformadora, mediante o fortalecimento da capacidade de organização comunitária.

Nestes três dias de trabalho durante o 3° Encontro Nacional, espera-se definir linhas de ação, compromissos, acordos e agenda conjunta que permitam fortalecer a Red Salvadoreña de CVC, além de construir coletivamente documentos de reflexão conceitual e metodológica que sirvam de base para a participação da comissão salvadorenha no 3° Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, a realizar-se em novembro em Equador. Antes do encontro nacional serão realizados encontros das zonas dos quatro pontos de El Salvador, a fim de construir uma metodologia conjunta de abordagem.

Ato de encerramento do 2º Congresso Latino-americano de CVC (Foto: Bladimir Nolasco)

  1. Red Cultura Viva Comunitaria Chile – ONG de Desarrollo Nueva Acción Comunitaria (Chile)

O Encontro Inter-regional para o Fortalecimento da Coordenadoria Nacional de Cultura Viva Comunitária–Chile 2017”, proposto por la Red Cultura Viva Comunitaria Chile será realizado de 28 a 30 de abril em San Miguel e San Joaquín. Estão previstas, entre outras atividades, uma feira de experiências, uma jornada de ação comunitária e uma mostra de agrupações artísticas (teatro, música e dança). Uma fase posterior prevê a sistematização do trabalho, diálogo e propuestas de cada módulo do encontro das delegações regionais.

O encontro tem como um de seus objetivos possibilitar o intercâmbio de experiências em cinco regiões do país, abrindo espaços de reflexão e diálogo dos atores culturais comunitários e independentes que armam redes em diversos territórios. Também busca definir linhas de ação, uma proposta programática e uma agenda conjunta para a delegação chilena ante o 3° Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, e desenhar de forma coletiva uma proposta para o Congresso Nacional de Cultura Viva Comunitária, com seus respectivos congressos regionais.

A Red de Cultura Viva Comunitaria-Chile surgiu em 2013 como uma frente ampla que articula diversas organizações, coletivos, artistas, gestores culturais comunitários, territoriais e independentes que se aderem ao paradigma latino-americano da CVC.

  1. Movimiento de Culturas Vivas Comunitarias de Costa Rica – Guanared (Costa Rica)

O 1° Congresso Nacional de Culturas Vivas Comunitárias de Costa Rica será realizado nos dias 29 e 30 de julho na cidade de San José. Ao aproximar organizações, grupos e coletivos que têm avançado em processos de incidência política, a intenção é identificar desafios e dificuldades, assim como os pontos de encontro nas lutas políticas que sustentam (direitos culturais, diversidades sexuais, frentes ecológicas, povos indígenas, etc).

O Movimento CVC Costa Rica iniciou sua articulação em 2011 e desde então tem se colocado como um referente para a discussão da política pública que se move com autonomia do Estado. Em Costa Rica foram criados os chamados Círculos de Ressonância, um por cada região do país, e estes círculos são representados através das “vocerías”, que são equipes de três pessoas encarregadas por três aspectos: comunicações, fortalecimento e incidência.

Os representantes do movimento consideram necessário chegar a um consenso de princípios e caminhos que fortaleçam seus posicionamentos e, com isso, preparar e compartilhar ao menos uma palestra no 3° Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, de maneira que possam transmitir os saberes e experiências desenvolvidas em Costa Rica.

Movimento CVC Costa Rica

  1. Red Metropolitana Cultura Viva Comunitaria – 2° Encuentro de la Red Metropolitana de Cultura Viva Comunitaria (Uruguay)

O 2° Encontro da Rede Metropolitana de Cultura Viva Comunitária, que será realizado em Las Piedras (Canelones, Uruguai) em setembro, busca reunir todos os coletivos e/ou participantes interessados na construção de políticas culturais que contribuam com formas de vida e trabalho comunitárias e coletivas. A ideia é que se formem oficinas, seminários e atividades que impliquem reflexão e reconhecimento do potencial cultural existente no país.

O encontro tem como objetivos fortalecer as redes de Cultura Viva Comunitária, trabalhar formas de organização e representatividade; propostas para desenvolver em 2017 e 2018; nomear delegados para o 3° Congresso Latino-americano de CVC; reunir propostas e aportes para levar ao Equador em novembro.

A Rede Metropolitana nasceu em novembro de 2015, impulsionado por pessoas que participaram dos Congressos Latino-americanos de Cultura Viva Comunitária (La Paz e El Salvador) e de coletivos que tinham a ideia de juntar-se e articular propostas. Para seus integrantes, é fundamental unir os grupos que trabalham com Cultura Viva Comunitária no Uruguai em busca de estratégias para gerar e incidir nas políticas culturais públicas, tanto municipais como estaduais e nacionais, potenciando a mirada para a cultura de base comunitária.

1º Encontro Regional de Cultura Comunitaria do Uruguai, em junho de 2014

  1. Red Danza Sur – Fundación Barrio Infante (Chile)

DanzaSur é uma equipe que se dedica à vinculação e difusão da dança contemporânea no Chile e na América do Sul, entendendo a dança como um bem social. O evento que a rede propõe, o 6° Encontro DanzaSur​, está previsto para junho, em Santiago, e tem como foco especialmente a preparação para o 3° Congresso Latino-americano de CVC no Equador. A ideia é vislumbrar e gerar materiais em torno das práticas e do funcionamento da rede, e  poder apresentá-los em Quito.

Os principais agentes do 6° Encontro DanzaSur são as “antenas conectoras”, pessoas que cumprem o papel de movimentar os diversos territórios do país, com duas antenas residindo em uma das três zonas nas quais a rede trabalha (Norte, Centro e Sul do Chile). Um dos objetivos do projeto é potencializar o trabalho destas “antenas zonales” na criação dos materiais que se pretende levar ao 3° Congresso Latino-americano en Quito. Economia social, desenvolvimento territorial, formação e comunicação são as temáticas que o “Programa DanzaSur CulturaViva 2017” deve conter.

  1. Cultura Viva Comunitaria Ecuador – Cooperativa de Servicios Culturales “La Popular” COSECLAPO (Ecuador)

Encontro de Pontos de Cultura no Equador, em novembro de 2016

O 1° Congresso Nacional de Cultura Viva Comunitária, com realização prevista para abril na província de Manabí, é uma proposta de fortalecimento e consolidação do movimento de CVC no Equador a partir dos resultados e aprendizados obtidos em um processo de discussão e articulação que vem se desenvolvendo desde 2010. O evento pretende ser uma festa da cultura equatoriana, um espaço de socialização sobre a incidência da cultura no desenvolvimento integral dos territórios, e um espaço de planejamento do 3° Congresso Latino-americano de CVC.

O enfoque deste 1° Congresso estará no comunitário, nos direitos, na sustentabilidade, no territorial, no populacional, no étnico e nas questões de gênero. A atual Lei Orgânica de Cultura, aprovada em 30 de dezembro de 2016, contempla dentro de seus princípios o reconhecimento da Cultura Viva Comunitária “como as expressões artísticas e culturais que surgem das comunidades, dos povos e nacionalidades, a partir de seu cotidiano. É uma experiência que reconhece e potencializa as identidades coletivas, o diálogo, a cooperação, a constituição de redes e a construção comunitária através da expressão da cultura popular”.

  1. Cultura Viva Comunitaria México – Habitajes – Centro de Estudios y Acciones sobre el Espacio Público (México)

A rede Cultura Viva Comunitaria México, que articula desde 2015 organizações de base de oito estados do país, promoverá na cidade de Puebla, de 27 a 29 de julho, o Encontro Nacional Cultura Viva Comunitária México “Abrindo Fronteiras: Pelo uso do espaço social”.

O evento contará com: mesas de intercâmbio de experiências, reflexão e debate a respeito do uso do espaço social como fator de impacto na criação de entornos vivos para a cultura; oficinas relacionadas com a promoção, gestão, articulação em rede; aportes a uma agenda sobre o uso social do espaço público, e um festival artístico de encerramento em  cierre em um espaço público simbólico de Puebla.

Serão realizados “conversatorios” e laboratórios de trabalho antes do encontro nacional, entre abril e junho, em Guadalajara, Mérida, Acayucan, Nuevo Laredo e Cidade do México. Os “conversatorios” pretendem ser espaços de diálogo em nível regional com a participação de agentes culturais, coletivos, organizações, associações civis e funcionários públicos. Os laboratórios, por sua vez, consistem em jornadas de colaboração paralelas aos bate-papos para realizar ações relacionadas aos processos de recuperação do espaço público.

3º Encontro Regional de CVC México, em março de 2016

  1. Rede Cultura Viva Campinas – Usina Geradora – Associação Núcleo Interdisciplinar de Narradores e Agentes Culturais (Brasil)

“Cultura Viva nas Cidades da América Latina”, o projeto apresentado pela Rede Cultura Viva Campinas – Usina Geradora, propõe a realização de dois encontros preparatórios para o 3º Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária. O primeiro seria no Brasil, nas cidades de Campinas e São Paulo, de 3 a 8 de abril, e o segundo, no segundo semestre, em Quito (Equador).

A ideia é debater as experiências locais de Cultura Viva Comunitária nas cidades, tomando como base os municípios onde se aprovaram leis, decretos e/ou ordenanças de Cultura Viva Comunitária na América Latina. No caso, Campinas (São Paulo), Medellin (Colômbia) e Lima (Peru). Parlamentares, gestores e especialistas que atuaram no processo de formulação e implementação destes instrumentos normativos serão convidados para os encontros, com a intenção de incentivar outras cidades a criar suas leis de apoio aos Pontos de Cultura e à Cultura Viva Comunitária.

(Na foto do alto, plenária final do 2º Congresso Latinoamericano de CVC, em San Salvador: momentos antes, havia sido anunciado que o Equador seria a sede do 3º Congresso)