Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Banco de Saberes Ibermúsicas

Este Banco de Saberes é formado por propostas de formação e/ou intercâmbio comunitário apresentadas por artistas ganhadores dos editais do programa Ibermúsicas. Por meio desta ação conjunta de IberCultura Viva e Ibermúsicas, organizações culturais comunitárias ou povos indígenas dos países de destino destas propostas poderão selecioná-las para que sejam desenvolvidas em seus territórios.

Com esta iniciativa, um grupo que tenha recebido uma ajuda de mobilidade para realizar concertos em determinada cidade ou país, poderá aproveitar a viagem para ministrar uma oficina ou outra atividade em uma comunidade local. O desenvolvimento de uma atividade de bem comunitário, de acesso livre e gratuito, ao menos em uma oportunidade, é um compromisso assumido pelos/las artistas que foram beneficiados com as Convocatórias Ibermúsicas de 2018.

A organização cultural comunitária ou comunidade de povos indígenas receptora deverá garantir a hospedagem e alimentação das pessoas convidadas, assim como a difusão e produção da atividade no território (as necessidades técnicas e espaciais estão especificadas em cada projeto). Ao finalizar o intercâmbio, a organização anfitriã deverá enviar um registro audiovisual e/ou fotográfico e um diário da atividade.

As organizações culturais comunitárias ou povos indígenas interessados em receber alguma destas propostas deverão entrar em contato com o programa IberCultura Viva pelo correio eletrônico programa@iberculturaviva.org.

A seguir, apresentamos as propostas que estão à disposição para o intercâmbio.

 

MARÍA FERNÁNDEZ CULLEN

* Professora de Flauta Transversa, docente e investigadora, se formou no âmbito clássico e popular.

* País de origem: Argentina

* Gênero musical: Popular

* Quantidade de integrantes: 1

* Link para o perfil do catálogo de Ibermúsicas: http://www.ibermusicas.org/es/catalogo/13566

* Link para o perfil do Mapa IberCultura Viva: https://mapa.iberculturaviva.org/agente/1538/

 

  • PROPOSTA PARA O BANCO DE SABERES

* Título da proposta: Oficina de improvisação musical con sinais

* Modalidade: Oficina musical

* Breve resumo descritivo: Criação de músicas espontâneas a partir de sinais realizados com as mãos e o corpo.

* Duração prevista para o desenvolvimento da proposta (em horas): 6

* Proposta: A oficina de improvisação musical com sinais se baseia na criação de músicas espontâneas a partir de sinais realizados com as mãos e o corpo. Cada aluno interpreta com seu instrumento sinais que remetem a padrões musicais conceituais, melódicos, harmônicos, rítmicos, formais, entre outros. A dinâmica é grupal, prática e vivencial onde se realizam provas individuais musicalizando com os instrumentos os sinais realizados pelo diretor. Desta forma se iniciam ou modificam ritmos, melodias, harmonias, frases, climas ou formas musicais. Os alunos aprendem a escutar com maior detalhe, a copiar, a desenvolver, a memorizar, a criar, a repetir, a adaptar, a estar atentos. Através deste sistema se estimula sua criatividade, intuição e espontaneidade musical. OBJETIVOS: Geral • Estimular a criatividade, a intuição, a espontaneidade e o aprendizado coletivo de elementos musicais de maneira lúdica através do sistema de improvisação musical com sinais. Específicos • Dispor os sinais básicas do sistema de improvisação com sinais através de exercícios práticos e grupais. • Valer-se dos sinais e da experiência musical de cada músico para criar peças musicais coletiva e espontaneamente.

Destinatários: Estudantes de música, docentes de música, músicos profissionais ou estudantes de professorados musicais, com ou sem experiência en improvisação. Instrumentistas melódicos, rítmicos, harmônicos e vozes.

Link para material audiovisual: https://www.youtube.com/watch?v=fCxH6K2p-rU

* Necessidades técnicas: 30 cadeiras, amplificação para instrumentos (baixo, piano elétrico)

* Necessidades espaciais: Uma sala para 30 músicos com boa iluminação.

* Destinatários: Jovens e adultos estudantes de música, docentes de música, músicos profissionais ou estudantes de professorados musicais. Quantidade de alunos: mínimo 5, máximo 30.

  • DESTINOS E DATAS

* Cidade/país de destino e data possível de realização da atividadeCali (COLÔMBIA). Abril/maio 2019

 

Confira a proposta completa

DIEGO TERRA/ CHORO DA GLORIA

*Diego Terra é músico e produtor do Rio de Janeiro, integrante do grupo Choro da Glória.

* Página web: http://www.chorodagloria.com.br

* País de origem: Brasil

* Gênero musical: Choro

* Quantidade de integrantes: 5

* Link para o perfil do catálogo de Ibermúsicas: http://www.ibermusicas.org/es/catalogo/13249

* Link para o perfil do Mapa IberCultura Vivahttps://mapa.iberculturaviva.org/agente/1570/

 

  • PROPOSTA PARA O BANCO DE SABERES

* Título da proposta: Charla concierto con Choro da Glória

* Modalidade: Concerto comentado

* Breve resumo descritivo: Desejamos fazer um recital comentado, onde além de apresentar músicas e arranjos do nosso repertório vamos falar e tirar dúvidas sobre a história do gênero Choro, dos compositores e dos ritmos que o compõe.

* Duração prevista para o desenvolvimento da proposta (em horas): 2

* Proposta: Oferecer um panorama do gênero musical brasileiro Choro, suas características e sua história através de um concerto comentado.

* Necessidades técnicas: Material de som compatível com as dimensões do espaço. Necessitamos de também de 5 cadeiras sem braço.

* Necessidades espaciais: Necessitamos de equipamento de som compatível com o local e número de participantes. O concerto pode ocorrer tanto em lugares fechados quanto ao ar livre.

* Destinatários: Indicado a todas as idades a partir dos 10 anos. O grau de aprofundamento do assunto será definido pelo grau de conhecimento prévio do público. Ex: Para uma plateia de estudantes de música poderíamos falar mais detalhadamente sobre aspectos teóricos.

  • DESTINOS E DATAS

* Cidade/país de destino e data possível de realização da atividadeBuenos Aires, ARGENTINA, de 6 de maio a 8 de maio e entre 10 e 13 de maio.

 

Confira a proposta completa

LÍVIA NESTROVSKI/ LÍVIA & FRED

*Lívia Nestrovski é formada em Canto Popular pela UNICAMP e mestre em Musicologia pela Uni-Rio. Lançou os discos DUO, com Fred Ferreira, Pós Você e Eu, com Arthur Nestrovski e De Nada Mais a Algo Além, com Luiz Tatit e Arrigo Barnabé, que referiu-se a ela como sendo “tranquilamente uma das maiores vozes de sua geração”. Já cantou como solista convidada com Jazz Sinfônica e Petrobras Sinfônica.

* Página web: https://duoliviafred.com

* País de origem: Brasil

* Gênero musical: Música popular brasileira contemporânea

* Quantidade de integrantes: 2

* Link para o perfil do catálogo de Ibermúsicas: http://www.ibermusicas.org/es/catalogo/13064

* Link para o perfil do Mapa IberCultura Vivahttps://mapa.iberculturaviva.org/agente/1511/

 

  • PROPOSTA PARA O BANCO DE SABERES

* Título da proposta: Concerto

* Modalidade: Música popular

* Breve resumo descritivo: Renomado duo de guitarra elétrica e voz apresenta um espetáculo de 1h de duração.

* Duração prevista para o desenvolvimento da proposta (em horas): 4

* Proposta: Propõe-se a realização de concertos de 1h de duração, sendo 1 em cada país já previsto do edital Ibermusicas (Colômbia, México, Portugal e Espanha), todos com entrada franca, a fim de divulgar a música popular brasileira contemporânea em suas relações com canções do mundo e a música erudita. Pretende-se assim, ampliar as áreas de atuação de artistas brasileiros no exterior e promover o intercâmbio cultural. O duo dispõe-se a realizar conversas com o público após os concertos.

Link para material audiovisual: https://duoliviafred.com

* Necessidades técnicas: – 1 Amplificador de guitarra – Fender Deville / Fender Twin Reverb / (o similar) – 1 Micrófono BETA 58 con cable – 1 Micrófono BETA 58 sin cable – 1 Micrófono Sennheiser Evolution E 906. – 3 Bancos (2 banquetas de piano, 1 banco alto con jarra de agua y vaso) – 7 puntos de AC 110 V (si fuera necesario, un transformador de 220V para 110V) – 1 Efecto externo – Yamaha SPX, Lexicon Primetime ou PCM. – 2 pies de micrófono – 2 soportes (stands) para guitarra eléctrica y acústica.

* Necessidades espaciais: Palco com dimensões mínimas de 2m x 2m. Pode ser realizado em áreas externas ou cobertas.

* Destinatários: Classificação etária livre, com número de participantes variável de acordo com as dimensões do local, podendo ser realizado em pequenos espaços para públicos inimistas ou em grandes espaços.

  • DESTINOS E DATAS

* Cidade/país de destino e data possível de realização da atividadeCidade do México (MÉXICO): 6-15 de maio. Madri (ESPANHA): 25, 27, 28, 29 de junho. Valencia: 6, 7 julho. Lisboa (PORTUGAL): 15 e 16 julho. Porto e região norte de Portugal: 19-28 de julho.

 

Confira a proposta completa

* Daniel Torres é líder do grupo Dantor

* País de origem: México

* Gênero musical: Jazz fusión

* Quantidade de integrantes: 5

* Link para o perfil do catálogo de Ibermúsicas: http://www.ibermusicas.org/es/catalogo/13054

* Link para o perfil do Mapa IberCultura Viva: https://mapa.iberculturaviva.org/agente/1561/

 

  • PROPOSTA PARA O BANCO DE SABERES

* Título da proposta: Oficina de Musicoterapia

* Modalidade: Oficina

* Breve resumo descritivo: Oficina de Musicoterapia dirigido a comunidades vulneráveis. Na oficina trabalharemos a comunicação e as emoções através de dinâmicas musicais. O público a que está dirigido não tem que ter saberes prévios sobre música, somente participar.

* Duração prevista para o desenvolvimento da proposta (em horas): 2

* Proposta: Trabalharemos dinâmicas vocais, rítmico-corporais e instrumentais, dentro de um enquadramento grupal. O objetivo é gerar um espaço onde os participantes se sintam cômodos para expressar-se e se dê lugar à transformação por meio da música.

Link para material audiovisual: https://www.youtube.com/watch?v=0gq_11y65SY&feature=youtu.be

* Necessidades técnicas: Set de instrumentos variados (percussão), cadeiras, lousa. Idealmente contar com uma pessoa que ajude com a interpretação do idioma.

* Necessidades espaciais: A oficina pode ser adaptada ao espaço disponível, desde que corresponda ao número de participantes presentes.

* Destinatários: Pessoas de qualquer idade, pertencentes a alguma comunidade vulnerável. Participantes: até 20 pessoas.

  • DESTINOS E DATAS

* Cidade/país de destino e data possível de realização da atividade: BRASIL – São Paulo / Datas disponíveis: 11, 12 e 13 de maio.

 

Confira a proposta completa

JOÃO ALMY/ DUO B.A.V.I.

* João Almy é violonista, educador e compositor, começou aprendizado formal aos 11, com aulas de iniciação, coral, solfejo, regência e violão, passando por uma vivencia musical do clássico ao popular com grandes educadoras lideradas pela professora Carmem Mettig. Realiza projetos como o Duo B.A.V.I., em parceria com o percussionista Anderson Petti e acompanha o Grupo Sertanília e o Samba Vai Kem Ké.

*Página web: https://duobavi.com/

*País de origem: Brasil

* Gênero musical: Electronic Afro Brazilian Experimental Music

* Quantidade de integrantes: 2

* Link para o perfil do catálogo de Ibermúsicas: http://www.ibermusicas.org/pt/catalogo/12098

* Link para o perfil no Mapa IberCultura Viva: https://mapa.iberculturaviva.org/agente/2209/

 

  • PROPOSTA PARA O BANCO DE SABERES

* Título da proposta: Lançamento do álbum “Que Onda é Essa?”

* Modalidade: Apresentação musical e oficinas

* Breve resumo descritivo: Realização de uma oficina de música brasileira e criação destinado a todo público e concerto de estreia do primeiro álbum do Duo B.A.V.I., intitulado “Que Onda é Essa?”.  Através de estilos musicais distintos, o repertório sintetiza a amplitude das manifestações musicais em que o duo se inspira, que em geral são as tradições musicais baianas, o samba chula, o groove arrastado e o arrocha. Os temas melódicos, citas poéticas, onomatopeias, live looping, samples e programações são alguns dos recursos usados para traduzir a narrativa de cada canção, buscando representar a urbanidade e a espontaneidade do solo soteropolitano.

* Duração prevista para o desenvolvimento da proposta (em horas): 2

* Proposta: Oficina com apresentação de alguns dos principais estilos da música afro baiana e brasileira, suas características e contexto dentro da tradição musical do Brasil, através da apreciação de material expositivo, dinâmicas corporais e rítmicas con materiais reaproveitáveis. Performance musical com ênfase no uso do berimbau e violão sete cordas agregados ao aparato eletrônico e interações vocais.

Link para material audiovisual: https://www.youtube.com/duobavi

* Necessidades técnicas: Para a oficina: projetor e caixa de som. Para show: 2 tomadas; 2 bancos/cadeiras sem braço, com aproximadamente 40-50 centímetros de altura; 2 sides (R/L) de monitoramento; 2 mics; 3 direct box (berimbau, samples, violão)

* Necessidades espaciais: espaço fechado ou aberto, contanto que tenha cobertura de proteção em caso de chuva.

* Destinatários: Classificação livre, para qualquer número de pessoas de todas as idades.

DESTINOS E DATAS

* Cidade/país de destino e data possível de realização da atividade: ARGENTINA – Buenos Aires, de 30 de maio a 4 de junho.

 

Confira a proposta completa

MAGDA PUCCI/ LOS MUSIQUEROS

Los Musiqueros (foto: Bernardino Avila)

* Magda Pucci é curadora do Estudio Mawaca, cantora, arranjadora, compositora, produtora cultural e pesquisadora das músicas de vários povos há 28 años. Diretora musical de Mawaca, grupo de São Paulo que recria músicas de diferentes tradições do mundo, é graduada em Direção pela ECA-USP, com mestrado em Antropologia pela PUC-SP e doutorado em Artes Performáticas e Criativas pela Universidade de Leiden, Holanda.

* Página web: https://estudiomawaca.com/

* País de origem: Argentina

* Gênero musical: Infantil

* Quantidade de integrantes: 5

* Link para o perfil do catálogo de Ibermúsicas: http://www.ibermusicas.org/pt/catalogo/1761

* Link para o perfil no Mapa IberCultura Vivahttps://mapa.iberculturaviva.org/agente/1896/

 

  • PROPOSTA PARA O BANCO DE SABERES

* Título da proposta: Los Musiqueros

* Modalidade: Oficinas e concertos

* Breve resumo descritivo: Turnê de “Los Musiqueros” por São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

* Duração prevista para o desenvolvimento da proposta (em horas): 4

* PropostaCriar intercâmbios culturais e estimular encontros musicais e educativos através de atividades artísticas.

* Link para material audiovisual: https://youtu.be/t0llDrwFjcc / http://www.losmusiqueros.com.ar/

* Necessidades técnicas: 1 técnico de luz e 1 técnico de som.

* Necessidades espaciais: 1 hora para montagem de palco e instrumentos, 2 horas para passagem de som; 3 cadeiras de madeira; água gelada.

* Destinatários: de 1 a 60 anos

  • DESTINOS E DATAS

* Cidade/país de destino e data possível de realização da atividade: BRASIL – São Paulo entre os dias 6 e 8 de junho, Belo Horizonte e Matozinhos (MG) entre os dias 9 e 13 de junho, Rio de Janeiro entre os dias 15 e 17 de junho, São Paulo (interior) entre os dias 18 e 20 de junho.

 

Confira a proposta completa

RIALENGO

* Rialengo é um compositor de Costa Rica que aborda a cumbia como uma forma de comunicar a realidade latino-americana. Suas canções retratam o empoderamento, a responsabilidade política, a relação com a terra, entre outros.

* Página web: https://www.facebook.com/rialengo

* País de origem: Costa Rica

* Gênero musical: Cumbia, Latino

* Quantidade de integrantes: 1

* Link para o perfil do catálogo de Ibermúsicashttp://www.ibermusicas.org/es/catalogo/1296/

* Link para o perfil no Mapa IberCultura Viva: https://mapa.iberculturaviva.org/agente/1716/

 

  • PROPOSTA PARA O BANCO DE SABERES

* Título da proposta: Concierto en Casa

* ModalidadeEncontro de intercâmbio de saberes.

* Breve resumo descritivo: “Rialengo em Casa” é um concerto acústico com o compositor Rialengo, em que se aborda uma dinâmica participativa com a comunidade para o intercâmbio de experiências em torno da melhora das condições de nossas comunidades. A ideia é que as canções sejam uma maneira de incentivar as pessoas a expressar-se em torno de alguns temas, como o desenvolvimento comunitário, os anseios pessoais, a responsabilidade política, entre outros.

* Duração prevista para o desenvolvimento da proposta (em horas): 2

* Proposta: “Rialengo em Casa” é um projeto que nasce em Costa Rica como antessala de pesquisa para o desenvolvimento de um modelo de trabalho comunitário chamado “Palante”. É desenvolvido por Francisco Murillo, compositor de canções e profissional em comunicação, que busca maneiras efetivas para que as comunidades em risco possam se organizar e melhorar. O método inclui a mediação artística e o diálogo intergeracional. Se trata de fazer pequenas reuniões em casa (não mais de 15 pessoas), onde, através das canções de Rialengo, se possa abrir o diálogo sobre certos temas em que se revele a posição da comunidade. É uma atividade participativa em que se busca: a) habilitar as casas residenciais como lugares para a arte; b) compartilhar com vizinhos ou amigos que até há pouco tempo não estavam juntos; c) prescindir dos telefones durante duas horas; d) propor formas de melhorar a comunidade; e) incentivar as reuniões produtivas entre as pessoas; f) promover o poder da organização comunitária. Toda a informação recolhida será utilizada no desenvolvimento do modelo de trabalho comunitário “Palante”.

Link para material audiovisual: https://www.rialengo.com/media-horizon/

Necessidades espaciais: Uma sala de casa residencial, com não mais de 15 pessoas convidadas. Que as pessoas tragam algum alimento para compartilhar.

* Destinatários: Idades: 18-70. Quantidade máxima de participantes: 15.

* A proposta inclui a perspectiva de gênero?: Sim. Discussão do tema do empoderamento feminino através das canções.

  • DESTINOS e DATAS

* Cidade/país de destino e data possível para realizar a atividadeJunho-julho 2019. COLÔMBIA: San Jacinto (Bolivar), San Basilio de Palenque (Bolivar) e San Pelayo (Córdoba).

 

Confira a proposta completa

ROSSANA TADDEI BANDA

* País de origem: Uruguai

* Gênero musical: Rock urbano

* Quantidade de integrantes: 4

* Link do perfil do catálogo de Ibermúsicas: http://www.ibermusicas.org/es/catalogo/10860

 

  • PROPOSTA PARA O BANCO DE SABERES

* Título da proposta: Cuerpo Eléctrico

* Modalidade: Concerto

* Breve resumo descritivo: Apresentação do novo trabalho de Rossana Taddei, “Cuerpo Eléctrico”

* Duração prevista para o desenvolvimento da proposta (em horas): 1

* Proposta: Rossana Taddei é uma das cantoras e compositoras mais prolíficas do Uruguai. Sempre inquieta, com shows e novas canções em mente, apresenta agora seu novo trabalho, “Cuerpo eléctrico”, o 17º álbum de sua carreira, que mostra sua veia mais roqueira e recorre diversas paisagens e temáticas.

* Link para material audiovisual: https://www.youtube.com/channel/UCiY9IWmzJHwOxof9qbnfKVw

* Necessidades técnicasVer rider en carpeta de material adicional

* Necessidades espaciais: O espetáculo está pensado para espaços abertos, fechados ou salas.

* Destinatários: Todo público. No caso de segmentar público, entre 30 e 55 anos.

  • DESTINOS E DATAS

* Cidade/país de destino e data possível para a realização da atividade: Santiago de Cuba (CUBA), de 3 a 9 de julho / Cidade do México (MÉXICO), de 10 a 15 de julho.

 

Confira a proposta completa

ARIEL PIROTTI

* Nascido em Buenos Aires, Ariel Pirotti é pianista, compositor, arranjador e diretor, formado em Artes Musicais pela Universidade Nacional das Artes (UNA). Foi indicado ao Grammy Latino 2017 na categoria “Melhor disco de tango” e recebeu o Prêmio Gardel 2016, como “Melhor novo artista de tango”.

* Página web: http://www.arielpirotti.com/

* País de origem: Argentina

* Gênero musical: Tango

* Quantidade de integrantes: 1

* Link do perfil do catálogo de Ibermúsicas: http://www.ibermusicas.org/es/catalogo/7710

* Link do perfil do Mapa IberCultura Vivahttps://mapa.iberculturaviva.org/agente/1551/

 

  • PROPOSTA PARA O BANCO DE SABERES

* Título da proposta: Concerto para piano e Seminário intensivo de arranjos

* Modalidade: Concerto e Masterclass

* Breve resumo descritivo: A atividade consiste em um seminário intensivo de arranjos musicais que tem como encerramento um concerto para piano solo.

* Duração prevista para o desenvolvimento da proposta (em horas): 6

* Proposta: Um seminário intensivo de arranjos musicais e um concerto para piano. O repertório do concerto está integrado por tangos para piano arranjados especialmente por Ariel Pirotti. A atividade é destinada a docentes, estudantes de música e público em geral.

* Necessidades técnicas: Lousa com pentagrama e marcadores (se possível com diferentes colores). Equipe de som com entrada auxiliar. Piano. Projetor (não é indispensável). Os participantes do seminário receberão um link onde podem baixar o material.

* Necessidades espaciais: Salão ou espaço fechado com boa iluminação, que disponha de um piano acústico. Dependendo da quantidade de integrantes, um microfone para falar com o público durante o seminário de arranjos. O concerto de encerramento pode ser realizado no mesmo salão ou em uma sala de concertos.

* Destinatários: O seminário intensivo de arranjos é dirigido a estudantes e docentes de música em geral, compositores e instrumentistas. Não é necessário ter conhecimentos e experiência prévia como arranjador. O concerto de encerramento é aberto a todos os públicos.

* A proposta inclui a perspectiva de gênero?: Sim, não só a proposta do seminário intensivo de arranjos, mas também como paradigma da universidade e dos convênios de cooperação interinstitucionais. Com a intenção de aprofundar a participação e a vida democrática de nossas sociedades, que inclui ao mesmo tempo o direito à informação e à liberdade de expressão.

  • DESTINOS E DATAS

* Cidade/país de destino e data possível de realização da atividade: Entre 15 e 20 de julho, em Quito (EQUADOR). De 22 a 31 de julho em Medellín e Bogotá (COLÔMBIA).

 

Confira a proposta completa

JUAN CARLOS PEREZ/ TRADICIONES DE VENEZUELA

* Juan Pérez é graduado em música, cursou a escola de música “José Reyna” e Lino Gallardo de Caracas, e tem realizado excursões musicais representando a Venezuela em países como Espanha, França, Itália, Grécia, Portugal e Guatemala. É músico fundador de agrupações venezuelanas como Vasallos del Sol, Sentir Latino e Tradiciones de Venezuela.

*Página web: https://www.facebook.com/ProduccionesJuanPerez

* País de origem: Venezuela

* Gênero musical: Tradicional Folclórico

* Quantidade de integrantes: 21

* Link para o perfil do catálogo de Ibermúsicas: http://www.ibermusicas.org/es/catalogo/10819

* Link para o perfil no Mapa IberCultura Viva:  https://mapa.iberculturaviva.org/agente/1497/

 

* PROPOSTA PARA O BANCO DE SABERES

* Título da proposta: Tradiciones de Venezuela

* Modalidade: Concerto didático

* Breve resumo descritivo: Um percurso geográfico musical/dançarino pela Venezuela, suas manifestações populares e tradicionais.

* Duração prevista para o desenvolvimento da proposta (em horas): 1

* Proposta: Mostra didática (música e dança) das manifestações mais predominantes do calendário festivo venezuelano.

* Necessidades técnicas: 8 microfones Shure SM58 ou equivalentes (para solistas y coros); 5 microfones Shure SM57 ou equivalentes (para tambores cumacos, pujao, tambora, paila, maracas e charrasca);  2 Shure KSM141, Shure SM81, AKG 411, ou equivalentes para instrumentos acústicos (cuatro, bandolas, mandolinas, requinto larense); 1. Linha para baixo elétrico.

* Necessidades espaciais: Espaço para dançar (6×5), 4 cadeiras sem braços para tarima, espaço ou camarim próximo ao palco para mudanças de figurinos.

* Destinatários: Público em geral.

  • DESTINOS E DATAS

* Cidade/país de destino e data possível de realização da atividade: Medellín (COLÔMBIA), nos dias 17, 18, 19, 20 e 21 de julho de 2019.

 

Confira a proposta completa

*Nicolás Cristancho é compositor, arranjador, educador e produtor musical colombiano, residente em Barcelona. Intérprete de: voz, piano, guitarra, marimba de chonta e percussão latina. Dirige o Proyecto Yurgaki (Música afro-caribe/pacífico contemporânea), e participa do Sones de Marimba (son jarocho e tradicional da América Central e do Sul) e do Candombe Tierra (migrantes uruguaios em Barcelona).

* Página web: https://yurgaki.com/

* País de origem: Colômbia-Espanha

* Gênero musical: Latina

* Quantidade de integrantes: 7

* Link do perfil do catálogo de Ibermúsicashttp://www.ibermusicas.org/es/catalogo/5077

* Link do perfil do Mapa IberCultura Viva: https://mapa.iberculturaviva.org/agente/2154/

 

  • PROPOSTA PARA O BANCO DE SABERES

* Título da proposta: Ritmo e criatividade corporal e coletiva

* ModalidadeFormação musical

* Breve resumo descritivo: Oficina de criatividade musical com a voz e o corpo.

* Duração prevista para o desenvolvimento da proposta (em horas): 2

* Proposta:  Oferecer a jovens sem acesso regular à educação artística uma experiência que os aproxime de sua musicalidade e gere curiosidade de pesquisá-la mais profundamente. Dar ferramentas rítmicas e sonoras para desenvolver duas composições coletivas durante a oficina, que serão gravadas para compartilhar com os participantes. Serão trabalhados diferentes sons que podem ser produzidos com o corpo, pisadas, palmas, boca, voz, padrões rítmicos básicos tomados de músicas tradicionais em busca de um desenvolvimento de ideias musicais com pergunta e resposta, sensação de cadência e beat, elaborando um discurso coletivo.

* Link para material audiovisual: https://vimeo.com/263305022

* Necessidades técnicas: 1 microfone, 1 pé de microfone, cabo, amplificador e alto-falantes.

* Necessidades espaciais: Espaço iluminado, sala onde possam circular e soar livremente um grupo de 30 pessoas, preferivelmente solo de madeira.

* Destinatários: Grupos entre 10-20 anos de idade.

* A proposta inclui a perspectiva de gênero?: Sim. As atividades realizadas na oficina buscarão reforçar um espaço de equidade entre os indivíduos rompendo os clichês de sexo, raça, ou qualquer outra diferença cultural ou social.

  • DESTINOS E DATAS

  • * Cidade/país de destino e data possível de realização da atividade: Quito-Guayaquil (EQUADOR), entre 20 de agosto e 20 de setembro de 2019.

 

Confira a proposta completa

RAÚL MOTA BAFANA/ JAHLFAOMEGA

* Raúl Mota Bafana é diretor musical da agrupação Jahlfaomega, músico e arranjador de reggae e músicas tradicionais. Com ampla trajetória na história do reggae venezuelano, se interessa por desenvolver a consciência para a paz e o respeito em todas as gerações.

* País de origem: Venezuela

* Género musical: Reggae

* Quantidade de integrantes: 8

* Link para o perfil do catálogo de Ibermúsicas: http://www.ibermusicas.org/es/catalogo/12719#like

* Link para o perfil no Mapa IberCultura Viva: https://mapa.iberculturaviva.org/agente/1976/

 

  • PROPOSTA PARA O BANCO DE SABERES

* Título da proposta: emancipação e esperança através da música

* Modalidade: roda de conversa e concerto

* Breve resumo descritivo: Uma roda de conversa aberta para intercambiar as ferramentas sociopolíticas que alentam o espírito libertário e como manifestá-las através da música.

* Duração prevista para o desenvolvimento de la propuesta (en horas): 2

* Proposta: Atualmente, muitas populações no mundo vivem momentos de angústia e desesperança. Estamos bombardeados de informação nociva para o espírito e é fácil se perder em ideias equivocadas. Como podemos ser agentes de mudança através da música? Que ferramentas práticas podemos usar para abordar as comunidades? Que significa o empoderamento feminino de homens, mulheres e jovens para cuidar de nossas gerações e devolver a esperança? O objetivo é despertar corações e motivar aqueles que queiram iniciar um projeto de qualquer tipo e orientá-lo em princípios comunitários e locais.

* Necessidades técnicas: microfone, som, mesa, projetor.

* Necessidades espaciais: Se o espaço for fechado, que seja iluminado e cômodo para todos os participantes. Se for ao ar livre, que estejam disponíveis toldos para proteger os participantes do sol e da chuva.

* Destinatários: para todos os públicos.

* A proposta inclui a perspectiva de gênero?: Sim. A feminilidade na emancipação e na esperança .

  • DESTINOS E DATAS

* Cidade/país de destino e data possível de realização da atividadeBarcelona, Madri (ESPANHA), agosto/setembro 2019

 

Confira a proposta completa

 ORLANDO MARTÍNEZ/CHE VALLE

* Orlando Martínez é músico, integrante do duo Che valle, projeto aprovado para viajar à Espanha em setembro de 2019.

* Página web: https://www.facebook.com/Che-Valle/

* País de origem: Paraguai

* Gênero musical: Folclore

* Quantidade de integrantes: 2

* Link para o perfil do catálogo de Ibermúsicas: http://www.ibermusicas.org/es/catalogo/12754

* Link para o perfil no Mapa IberCultura Vivahttps://mapa.iberculturaviva.org/agente/1649/

 

  • PROPOSTA PARA O BANCO DE SABERES

* Título de la propuesta: Concierto y masterclass sobre la música popular paraguaya en la guitarra.

* Modalidad: Concierto y masterclass

* Duración prevista para el desarrollo de la propuesta (en horas): 3

* Propuesta: Concierto y masterclass sobre la música popular paraguaya en la guitarra.

* Link a material audiovisual: https://www.facebook.com/O.M.E.P.150/videos/1958652474348294/

* Necesidades técnicas: Sonido, dependiendo del espacio y lugar del concierto podrían ser 2 cajas amplificadas, 2 micrófonos dinámicos, 1 consola de 8 canales.

* Destinatarios: Todo público

  • DESTINOS Y FECHAS

* Ciudad (país) de destino y fecha posible (tentativa) para realizar la actividad: Valencia, ESPAÑA,  septiembre 2019.

 

Revisa la propuesta completa

ANKALLI/ BUDAPEST
* Ankalli es compositor, productor musical y docente radicado en Lima, Perú. Combina sonidos tradicionales de Perú y Latinoamérica con música electrónica, pop, rock y worldmusic.

* Página web: http://ankalli.com/

*  País de orígen: Perú

* Género musical: Fusión Folk Electrónica

* Cantidad de integrantes: 4

* Link al perfil del catálogo de Ibermúsicas: http://www.ibermusicas.org/es/catalogo/9968

* Link al perfil en el Mapa IberCultura Viva: https://mapa.iberculturaviva.org/agente/1472/

 

  • LA PROPUESTA PARA EL BANCO DE SABERES

* Título de la propuesta: Ankalli – Sonido Peruano Mestizo

* ModalidadConcierto – Circulación

* Breve resumen descriptivo: Ankalli presenta un recital de 1 hora en el que combina elementos de géneros tradicionales peruanos como: huayno, carnaval, sikuri, festejo, landó, zamacueca, con música electrónica (dubstep, techno, chill out) rock, pop y world music. En vivo Ankalli canta, toca charango, zampoña, teclados, percusión y utiliza recursos electrónicos, como sintetizadores, loops, samples y secuencias. El concierto además está acompañado de imágenes que refuerzan la propuesta estética mestiza. Al terminar la presentación se abre un conversatorio con preguntas sobre la música peruana actual, los instrumentos, géneros musicales y tecnología usada en el concierto.

* Duración prevista para el desarrollo de la propuesta (en horas): 6

* Propuesta: Concierto del repertorio original de Ankalli y conversatorio sobre los géneros que se fusionan en su música, instrumentos y tecnología usados, motivaciones y panorama actual de la música peruana desde la perspectiva de un músico independiente. OBJETIVOS: Presentar una manera personal y contemporánea de abordar la música peruana y latinoamericana principalmente en el formato “canción”, usando instrumentos y sonidos tradicionales combinados con corrientes globales y sobre soportes tecnológicos actuales. Destacar como característica crucial el mestizaje vigente en la música y en la cultura peruana y la importancia de este mestizaje para la supervivencia y evolución de las manifestaciones culturales tradicionales de nuestros países. Fomentar el autoaprendizaje y el intercambio comunitario gratuito de conocimiento como principal herramienta de desarrollo cultural individual y social.

* Link a material audiovisual: https://www.youtube.com/user/ankallitube

* Necesidades técnicas: https://drive.google.com/open?id=1WtCG3K5fuRCDGDhTdqnzDhcckO_yJYiv

* Necesidades espaciales: Teatro o auditorio con butacas / sillas y escenario con equipo de sonido (detalles de rider técnico en el link de necesidades técnicas)

* Destinatarios: Espectáculo para todas las edades y géneros, aficionados a la música y al arte en general.

  • DESTINOS Y FECHAS

  • * Ciudad (país) de destino y fecha posible (tentativa) para realizar la actividad: ESPAÑA  Barcelona, 12 de septiembre; Madrid, 19 de septiembre; Valencia, 27 de septiembre.

 

Revisa la propuesta completa

JORGE DIEGO VÁZQUEZ SALVAGNO

* Compositor, director y docente

* Página web: https://soundcloud.com/jorge-vazquez-salvagno

* País de orígen: Argentina

* Género musical: Música clásica-contemporánea

* Cantidad de integrantes: 1

* Link al perfil del catálogo de Ibermúsicas: http://www.ibermusicas.org/es/catalogo/13315

* Link al perfil en el Mapa IberCultura Viva: https://mapa.iberculturaviva.org/agente/1698/

 

  • LA PROPUESTA PARA EL BANCO DE SABERES

* Título de la propuesta: Concierto Didáctico

* ModalidadInterpretación en vivo y deconstrucción sonora comentada

* Breve resumen descriptivo: La propuesta de Concierto Didáctico se centra en el encuentro de los intérpretes y el compositor, abriendo el intercambio experiencial al público presente.

* Duración prevista para el desarrollo de la propuesta (en horas): 2

* PropuestaEl cuarteto de saxofones IberoSudamericano interpretará en vivo la obra fruto de la residencia artística. A continuación se abrirá un espacio de intercambio donde se apreciará la deconstrucción de la misma. En dicha deconstrucción, se destacarán aspectos sobre los materiales sonoros utilizados, las técnicas instrumentales en juego y los procesos creativos que acompañaron las diferentes etapas de la composición, tanto desde el punto de vista del compositor como de los intérpretes, cabe destacar que el público tendrá la oportunidad de participar activamente en el diálogo. Para finalizar, se interpretará la obra nuevamente con el fin de cristalizar en el oyente los procesos comentados y ejemplificados con anterioridad.

* Necesidades técnicas: Proyector, atriles, y micrófonos para el público y los disertantes (dependiendo de las dimensiones de la sala)

* Necesidades espaciales: Sala para música de cámara, o auditorio mediano

* Destinatarios: Músicos y público en general

  • DESTINOS Y FECHAS

* Ciudad (país) de destino y fecha posible (tentativa) para realizar la actividad: Salta, Córdoba y Buenos Aires, ARGENTINA. Noviembre 2019.

 

Revisa la propuesta completa

ISABELLA ROVO/ CAMERATA CAIPIRA

*Isabella Rovo es integrante del grupo Camerata Caipira, que trabaja en la investigación y difusión de ritmos tradicionales de Brasil con arreglos elaborados para instrumentos de cuerdas y voces y que este año cuenta con el apoyo de Ibermúsicas para viajar a Chile en noviembre de 2019. Isabella es directora del Punto de Cultura COEPi, integrante de la red Cultura Viva.

* Página web: http://www.cameratacaipira.com/

* País de orígen: Brasil

* Género musical: Cultura Popular

* Cantidad de integrantes: 5

* Link al perfil del catálogo de Ibermúsicas: http://www.ibermusicas.org/es/catalogo/2799

* Link al perfil en el Mapa IberCultura Viva: https://mapa.iberculturaviva.org/agente/1603/

 

  • LA PROPUESTA PARA EL BANCO DE SABERES

* Título de la propuesta: Sonidos del Patrimonio Rumbo a los Andes

* ModalidadCirculación – concierto

* Breve resumen descriptivo: El grupo presenta dos espectáculos: uno para adultos con músicas tradicionales del folclore brasileño y otro espectáculo destinado al público infantil con canciones que tratan de la fauna brasileña y también con énfasis en los ritmos tradicionales. El grupo tiene conciertos agendados en Santiago de Chile, y en las ciudades de Buenos Aires e Mendoza en Argentina

* Duración prevista para el desarrollo de la propuesta (en horas): 10

* Propuesta: Divulgar la música tradicional brasileña en dos países da América Latina: Chile y Argentina. Fortalecer el intercambio y la investigación con músicos locales. Entrar en contacto y establecer puentes con otros Puntos de Cultura. Además de los conciertos el grupo propone realizar talleres para niños, jóvenes y adultos sobre ritmos brasileños.

Link a material audiovisual: http://www.cameratacaipira.com/Camerata_Caipira/musica.html

* Necesidades técnicas: http://www.cameratacaipira.com/Camerata_Caipira/downloads.html#3

* Necesidades espaciales: Escenario al aire libre o teatro

* Destinatarios: Espectáculo para todas las edades y otro espectáculo para niños de 6 a 12 años.

  • DESTINOS Y FECHAS

* Ciudad (país) de destino y fecha posible (tentativa) para realizar la actividad: ARGENTINA: Mendoza, 22 de noviembre, y Buenos Aires, 24 de noviembre.  CHILE: Santiago de Chile, 30 de noviembre y 1 de diciembre de 2019.

 

Revisa la propuesta completa