Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

11

jul
2018

Em Notícias

9ª Reunião do Conselho Intergovernamental termina com a aprovação dos editais de 2018

Em 11, jul 2018 | Em Notícias |

Fotos: Ministerio de Cultura y Deportes de Guatemala

 

O Palácio Nacional da Cultura, na Cidade de Guatemala, foi a sede do quarto e último dia da 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental do IberCultura Viva. Após um passeio pelo edifício, inaugurado em 1943, os representantes dos 11 países integrantes do programa deram início ao primeiro dos debates previstos para esta terça-feira (10/07): as propostas de sinergia com outros programas da Cooperação Ibero-americana.

Os participantes do encontro debateram inicialmente a realização de um concurso elaborado em conjunto com Ibercocinas, Iber-Rutas e Ibe.TV para premiar receitas culinárias de comunidades migrantes da Ibero-América com histórias para contar.

O concurso “Sabor a Iberoamérica” tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da visão ibero-americana, dando visibilidade às experiências de interculturalidade que se dão entre comunidades migrantes por meio da cozinha como expressão da diversidade.

A intenção dos programas é selecionar propostas que contam uma receita de sua comunidade de procedência, a história por trás dela, e a forma em que esta receita se insere na comunidade que a acolheu dentro de uma experiência migratória.

Entrelaçando experiências

O outro projeto de sinergia discutido e aprovado pelo Conselho Intergovernamental durante a reunião na Cidade de Guatemala esta terça-feira foi “Entrelaçando Experiências em nível regional: Banco de Saberes e Ações de intercâmbio de saberes entre músicos e organizações culturais de base comunitária e povos indígenas”.

A proposta, realizada conjuntamente por IberCultura Viva e Ibermúsicas, busca fomentar em nível regional o intercâmbio de saberes horizontal entre organizações culturais de base comunitária e povos originários, a fim de difundir, potenciar e fazer circular os conhecimentos e experiências que os coletivos vão adquirindo e desenvolvendo dia a dia com seu trabalho territorial.

A ideia é que os projetos beneficiados com as Ajudas para a Mobilidade de Músicos e Residências Criativas para Compositores 2018 de Ibermúsicas realizem uma atividade formativa ou de transferência de saberes no país de destino. Essas atividades poderão fazer parte do Banco de Saberes e ser promovidas pelo projeto Entrelaçando Experiências.

Ato público

Terminada a discussão sobre as propostas de sinergia com os programas de cooperação, houve um ato público com palavras do ministro de Cultura e Esportes de Guatemala, José Luis Chea Urruela; da diretora geral de Desenvolvimento Cultural e Fortalecimento das Culturas, Rosa María Tacán; do diretor de Análise de Cooperação da Secretaria de Planejamento da Presidência (Segeplan), Oliver Jonathan Avalos, e do representante da presidência do IberCultura Viva, Diego Benhabib.

A agenda do dia seguiu com a discussão e aprovação das próximas convocatórias que serão lançadas por IberCultura Viva. O Conselho Intergovernamental aprovou, entre outras propostas, a realização de um concurso de videominuto com temática de línguas originárias, relacionado a um trabalho que a Guatemala vem levando adiante com a UNESCO, com o objetivo de revitalizar e salvaguardar as línguas dos povos originários.

Este será o terceiro concurso de vídeo promovido pelo programa. O primeiro foi “Mulheres, culturas e comunidades” (2016), que teve como objetivo dar visibilidade à contribuição fundamental das mulheres para a cultura e organização comunitária, e o segundo, “Comunidades Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento” (2017), lançado em parceria com o Escritório de Representação da UNESCO no Brasil como uma das ações promovidas no âmbito da Década Internacional para os Afrodescendentes (2015-2024).

Apoio a redes

O último tema que os representantes governamentais de Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai debateram na 9ª Reunião foi o edital para apoio de redes e de trabalho colaborativo de organizações culturais comunitárias e de povos originários.

Foi aprovado um recurso de 85 mil dólares para este edital, que tem como objetivo fomentar e fortalecer o trabalho e a articulação das organizações culturais comunitárias e dos povos originários no âmbito ibero-americano a partir do apoio para a realização de eventos de alcance municipal, estadual, nacional e/ou regional.

 

Leia também:

Propostas de apoio e modificações do regulamento são debatidas no terceiro dia da 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental

Visitas a espaços culturais marcam o segundo dia da 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental na Guatemala

Começa na Guatemala a 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental

 

 

Tags | , ,