Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

07

maio
2019

Em Notícias

4º Congresso Latino-americano de CVC: uma caravana para intercambiar saberes, aprender e celebrar

Em 07, maio 2019 | Em Notícias |

Pessoas de 18 países interessadas em construir uma sociedade melhor para todos embarcam esta semana em uma caravana que percorrerá mais de 1.400km no sul do mundo. Serão nove dias de viagem, de 10 a 18 de maio, passando pelas províncias de Mendoza, Córdoba, Entre Ríos e Buenos Aires, aprendendo com as comunidades e suas histórias, apreciando as múltiplas identidades culturais que conformam a Argentina (e a América Latina).

Construído por cerca de 200 coletivos argentinos, o 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária será um processo participativo que permitirá às organizações do continente articular os conteúdos, as práticas e os desafios de seus processos territoriais. Nas quatro sedes do evento haverá instâncias coordenadas de intercâmbio, celebração, aprendizagem e debate.

Em cada sede serão realizadas atividades abertas ao público: festivais, feiras, exposições, espetáculos, debates, círculos da palavra, assembleias e plenárias. Crianças e jovens terão protagonismo e realizarão atividades comunitárias durante toda a caravana.

O evento, que este ano tem como lema “Territórios para o Bem Viver”, busca dar continuidade às ações e debates iniciados nas três edições anteriores, realizadas em La Paz (Bolívia) em 2013, em San Salvador (El Salvador) em 2015, e em Quito (Equador) em 2017.

 

Temas em debate

Os 11 Círculos da Palavra programadas para o congresso na Argentina serão os seguintes: 1) Arte, Cultura e Transformação; 2) Conjuntura Latino-americana; 3) Comunicação; 4) Infâncias e Juventudes na Cultura Viva Comunitária; 5) Povos Originários; 6)  Feminismos, Gêneros e Diversidades, 7) Por outras Economias, 8) Educação, 9) Direito Humanos, 10) Saúde e Bem Viver; 11) Organização do Movimento de CVC.

Além das atividades habituais, ao longo da semana da caravana será feita uma consulta familiar e barrial para impulsionar a Lei do 0,1% do Orçamento Nacional em Apoio às Culturas Comunitárias, que será apresentada na sexta-feira, 17 de maio, no Congresso da Nação, em uma mobilização festiva. Um dia antes, na quinta-feira 16, em um estádio de San Martín (Buenos Aires) se dará o 1º Festival Latino-americano de Cultura Viva Comunitária.

 

Participantes

Os organizadores esperam reunir cerca de 600 congressistas. A participação no 4º Congresso Latino-americano de CVC se divide segundo os graus de representação, motivações e opções de pessoas e coletivos. Alguns se inscreveram para participar representando redes nacionais/regionais ou temáticas continentais; outros para participar dos debates de forma pessoal ou grupal; alguns para seguir na caravana, outros para participar por conta própria, se encarregando do traslado, do alojamento e da alimentação.

Trinta e três congressistas são ganhadores do Edital IberCultura Viva de Mobilidad 2019, que receberam passagens aéreas, seguros de viagem e a taxa de inscrição para participar da caravana. Neste edital foram escolhidas pessoas provenientes de todos os países membros do programa: Peru (5), Brasil (4), Chile (4), Costa Rica (4), México (3), Guatemala (3), Equador (2), El Salvador (2), Espanha (2), Uruguai (2), Cuba (país convidado, 1) e Argentina (1).

 

Programação “iber”

Durante o 4º Congresso Latino-americano de CVC, entre os dias 14 e 18 de maio, o programa IberCultura Viva realizará algumas atividades na cidade de Buenos Aires. Nos dias 14 e 15, haverá uma capacitação sobre a plataforma Mapa IberCultura Viva para funcionários públicos dos governos integrantes do programa. Nos dias 16 e 17, se realizará o 3º Encontro de Redes IberCultura Viva, com a participação de representantes de municípios, províncias e departamentos que formarão a Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. No sábado, 18 de maio, dia do encerramento do congresso, será a vez da 11ª Reunião do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva.

 

Saiba mais sobre o 4º Congresso: https://culturavivacomunitaria.net/