Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

EDITAIS

06

set
2018

Em EDITAIS
Notícias

20 candidaturas são habilitadas no 1º Edital IberCultura Viva de Mobilidade 2018

Em 06, set 2018 | Em EDITAIS, Notícias |

O programa IberCultura Viva informa a lista de pessoas habilitadas a seguir no processo de seleção do 1º Edital IberCultura Viva de Mobilidade 2018. Das 35 candidaturas apresentadas durante o prazo de postulação (de 1º a 30 de agosto de 2018), foram habilitadas 20 de nove países (2 da Argentina, 4 do Brasil, 1 do Chile, 2 de Costa Rica, 2 do Equador, 1 da Espanha, 4 da Guatemala, 2 do México e 2 do Peru).

O prazo de recursos, que termina no sábado, 8 de setembro, é apenas para aqueles cuja documentação não tenha sido apresentada por causa de danos nos arquivos enviados.  Para tanto, deverão dirigir um texto para o e-mail rosario@iberculturaviva.org, com a indicação no assunto de “Recurso” e a identificação da organização ou povo originário responsável. Não serão aceitos recursos sobre documentação não enviada oportunamente. A relação definitiva de candidaturas habilitadas será divulgada após o prazo e análise dos recursos e será enviada ao Comitê de Seleção para dar continuidade ao processo de avaliação.

A seleção

Será selecionada uma pessoa de cada país integrante do Conselho Intergovernamental  IberCultura Viva. As pessoas selecionadas – representantes de organizações culturais comunitárias e/ou povos originários – participarão das Jornadas Preparatórias do 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, de 2 a 4 de novembro em Buenos Aires (Argentina). O valor total destinado ao edital é de US$ 10 mil, que serão distribuídos para a compra de passagens aéreas e seguro de viagem.

Na seleção serão levados em conta critérios como a experiência da organização em ações culturais comunitárias e em articulação de redes culturais, e o histórico de participação em processo de articulação de redes culturais em âmbito nacional e/ou internacional. Também contarão pontos a participação em instâncias de articulação de redes e circuitos de organizações culturais comunitárias e/ou povos originários, como os Congressos Latino-americanos de CVC, e o perfil da pessoa candidata (mulheres, jovens, afrodescendentes e pessoas pertencentes a povos originários terão 2 pontos mais).

O congresso

Com o lema “Territórios para o bem-viver”, o 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária se realizará na Argentina como um evento itinerante, de 10 a 17 de maio de 2019, com início na província de Mendoza, passando por Córdoba e Paraná e terminando na cidade de Buenos Aires.

O formato de caravana, segundo os organizadores, possibilitará o contato com distintas realidades do país, gerando ao longo da semana instâncias participativas em nível comunitário e permitindo também uma visão dos processos territoriais. Serão mantidas algumas dimensões da estrutura de trabalho dos congressos anteriores, como os círculos de palavras temáticos, feiras, festivais, visitas a experiências e plenárias.

O congresso vem sendo preparado ao longo de 2018 por coletivos de distintas regiões do país. Já se realizaram quatro jornadas de trabalho para o planejamento do evento: na cidade de Buenos Aires, em março; em Córdoba, em abril; em Chacras de Coria (Mendoza), em junho, e em Entre Ríos (Paraná), em agosto. Participam da construção da metodologia e logística do evento ao  redor de 200 coletivos argentinos.

Na reunião preparatória de novembro, em que participarão representantes de organizações culturais comunitárias de países latino-americanos, as atividades incluirão momentos de plenária, trabalho em grupos, comissões temáticas e momentos de participação e recreação coletiva, visitando experiências locais e espetáculos de Cultura Viva Comunitária em Buenos Aires.

Confira a lista de candidaturas habilitadas:

Informação aos Interessados I – Etapa de Habilitação – 1º Edital IberCultura Viva de Mobilidade 2018

Leia também:

Jornadas Preparatórias do 4º Congresso Latino-americano de CVC: planejamento coletivo e intercâmbio de experiências

Edital IberCultura Viva de Mobilidade 2018

Tags | , , ,