Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

04

ago
2017

Em Notícias

1º Congresso Nacional de Cultura Viva Comunitária do Equador: um espaço de encontro e construção

Em 04, ago 2017 | Em Notícias |

Texto e fotos: Cultura Viva Comunitaria Ecuador

Nos dias 29 e 30 de julho, Ibarra foi a sede do 1º Congresso Nacional de Cultura Viva Comunitária do Equador, organizado por diversos coletivos, grupos, redes, associações, artistas, comunicadores e gestores culturais do país. O objetivo foi gerar aportes que permitam a consolidação da Rede Equatoriana de CVC como um ator político-cultural, para fortalecer o exercício dos direitos, saberes e vivências das comunidades e dos cidadãos latino-americanos com enfoque na experiência de luta dos povos.

Participaram do evento mais de 150 representantes de 90 organizações de CVC, provenientes de todas as regiões do Equador e também de países como Peru, Colômbia e Estados Unidos, com interesse em aportar neste processo de construção de projeção latino-americana.

No primeiro dia, os delegados de cada organização ofereceram as boas-vindas a todos os convidados por se encontrarem neste espaço, que contou com painéis informativos sobre marcos jurídicos sobre as práticas comunitárias, gestão pública e gestão cultural comunitária. Além disso, formaram-se quatro mesas de trabalho para discutir e expor propostas em torno de gestão e território, gestão autônoma das organizações a partir da prática da Rede Equatoriana de CVC, práticas comunitárias e sustentabilidade, e um Laboratório de Comunicação.

Entrada a noite, cada mesa apresentou seus resultados, com o compromisso de seguir trabalhando pelos mesmos. Para encerrar esta longa mas produtiva jornada, realizou-se na Praça Pedro Moncayo uma Noite Cultural com apresentações de hip hop, teatro, teatro de bonecos, dança e música.

Durante o segundo dia, a discussão nas mesas centrou-se em quatro temas pontuais: ações da Rede de Cultura Viva Comunitária, metodologias de articulação permanente do movimento de CVC, organização e gestão do 3º Congresso Latino-americano de CVC, e o Laboratório de Comunicação Nacional com foco na construção de um Plano Nacional de Comunicação.

Com a plenária das mesas terminou o Congresso Nacional de Cultura Viva Comunitária, que se efetuou na cidade branca, Ibarra; não sem antes expressar o compromisso de seguir trabalhando por constituir alinhamentos para a constituição da Rede de Gestão Comunitária e fortalecer a organização do Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária como um exercício de trabalho colaborativo entre as diversas comunidades culturais do Equador e da América Latina.

 

*Texto publicado emhttps://congresolatinoamericano.cvcecuador.com/noticias-nacionales/un-espacio-de-encuentro-y-construccion/

 

Saiba mais: https://www.facebook.com/EcuadorCulturaVivaComunitaria/