Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Destaque

01

Aug
2018

EmDestaque
EDITAIS
Notícias

Edital de Mobilidade apoiará a participação de representantes de organizações em reunião na Argentina

Em01, Aug 2018 | EmDestaque, EDITAIS, Notícias |

O 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que será realizado na Argentina em maio de 2019, vem sendo preparado ao longo deste ano por coletivos de distintas regiões do país. De 2 a 4 de novembro, haverá uma reunião de planejamento na cidade de Buenos Aires que contará com membros de organizações culturais comunitárias de países latino-americanos. O 1º Edital IberCultura Viva de Mobilidade 2018, lançado nesta quarta-feira, 1º de agosto, é destinado a apoiar a participação de representantes de organizações dos países membros do programa nesta reunião.

O valor total destinado ao edital é de US$ 10 mil, que serão distribuídos para a compra de passagens aéreas e seguro de viagem para as pessoas selecionadas. Poderão participar do edital representantes de organizações culturais comunitárias e povos originários dos países membros do programa: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México,  Peru e Uruguai. Será selecionada uma pessoa por país.

As inscrições terão início hoje e terminarão em 30 de agosto. As pessoas candidatas devem completar o formulário de inscrição e enviá-lo ao correio eletrônico rosario@iberculturaviva.org, junto com os documentos necessários para a inscrição (certificados, carta aval, etc). Deve-se enviar apenas um e-mail com o formulário preenchido e todos os anexos.

Serão levados em conta na seleção critérios como a experiência da organização em ações culturais comunitárias e na articulação de redes culturais, e o histórico de participação no processo de articulação de redes culturais em âmbito nacional e/ou internacional. Também contarão pontos a participação em instâncias de articulação de redes e circuitos de organizações culturais comunitárias e/ou povos originários, como os Congressos Latino-americanos de CVC, e o perfil da pessoa candidata (mulheres, jovens, afrodescendentes e pessoas pertencentes a povos originários terão dois pontos mais).

 

O congresso

Com o tema “Territórios para o bem viver”, o 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária tem uma estrutura diferente em relação às edições anteriores, realizadas em La Paz, Bolívia (2013), San Salvador, El Salvador (2015), e Quito, Equador (2017). A ideia é que seja um evento itinerante, de 10 a 17 de maio de 2019, com início na província de Mendoza, passando por Córdoba e Paraná e terminando na cidade de Buenos Aires..

O congresso em formato de caravana, segundo os organizadores, possibilitará o contato com distintas realidades do país e criará ao longo dessa semana instâncias participativas em nível comunitário, permitindo também uma visão dos processos territoriais. Serão mantidas algumas dimensões da estrutura de trabalho dos congressos anteriores, como os círculos de palavras temáticos, as feiras, os festivais, visitas a experiências e plenárias.

Já foram realizadas três jornadas de trabalho para o planejamento do congresso: na cidade de Buenos Aires, em março; em Córdoba, em abril, e em Chacras de Coria (Mendoza), em junho. O próximo encontro está previsto para os dias 25 e 26 de agosto na cidade de Paraná. Participam da construção da metodologia e logística do evento ao redor de 200 coletivos argentinos, entre os quais muitas experiências já estruturadas em rede, como a Red Nacional de Teatro Comunitario, o Foro Argentino de Radios Comunitarias (FARCO) e o coletivo Pueblo Hace Cultura.

 

Para baixar o edital:

1º Edital IberCultura Viva de Mobilidade 2018

ANEXO 01- Formulário de inscrição

Tags | , , ,