Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

30

out
2015

Em Notícias

Dois dias de trabalho para o Comitê Intergovernamental em El Salvador

Em 30, out 2015 | Em Notícias |

O Comitê Intergovernamental do IberCultura Viva se reuniu duas vezes durante o 2º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, em San Salvador. Participaram da mesa representantes do Brasil, da Costa Rica, de El Salvador, da Espanha e do Paraguai. As duas sessões foram na Sala de Imprensa da Secretaria de Cultura da Presidência, nos dias 27 e 29 de outubro.

reuniao comite - dia 1

A primeira sessão da reunião foi antes da abertura oficial do congresso, no dia 27 (Fotos: Secretaria de Cultura)

Foram discutidos temas como a criação de uma instância de participação da sociedade civil no âmbito do programa; a ampliação dos recursos do Edital IberCultura Viva de Intercâmbio, nas categorias 1 e 3 (passando de US$ 20 mil a US$ 70 mil); e a realização de uma convocatória para apoiar a participação de representantes de organizações e coletivos culturais ibero-americanos no encontro Emergências, que será realizado em dezembro no Rio de Janeiro

Também se reforçou a necessidade de oferecer um sistema de mapeamento e base de dados em âmbito regional e um mecanismo de reconhecimento institucional para as entidades e coletivos de cultura de base comunitária na Ibero-América. A presidente do programa e secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Ivana Bentes, fez uma apresentação da plataforma da Rede Cultura Viva, criada em código aberto e lançada em 5 de outubro em Brasília.

CCVC_0222222

O secretário Ramón Rivas e a ministra Sylvie Duran (na cabeceira da mesa) participaram do primeiro dia de trabalho

Além de Ivana, participaram da mesa, entre outros, o diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Alexandre Santini; a diretora de Cultura do Ministério da Cultura e Juventude de Costa Rica, Fresia Camacho; a diretora geral de Diversidade e Processos Culturais do Paraguai, Zulma Masi; o diretor nacional das Casas de Cultura para o Desenvolvimento da Convivência e do Bem Viver de El Salvador, César Pineda; e o diretor do Centro Cultural de Espanha em El Salvador, Fernando Fajardo. A ministra da Cultura e da Juventude da Costa Rica, Sylvie Duran, e o secretário de Cultura da Presidência de El Salvador, Ramón Rivas, também estavam presentes no primeiro dia de trabalho.

Esta foi a terceira reunião presencial do Comitê Intergovernamental. A primeira foi no Instituto Câmara Cascudo, em Natal (RN), em 20 de maio de 2014, durante a Teia Nacional da Diversidade. A segunda ocorreu em Santiago (Chile), em junho de 2015. O próximo encontro ficou marcado para junho de 2016, em local a ser definido pelos membros do comitê.

Leia também:

Comitê Intergovernamental discute participação da sociedade civil no programa