Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Concursos

Foto: Oliver Kornblihtt

Entre 2016 e 2021 foram lançados seis concursos de curtas-metragens, com temáticas vinculadas à cultura comunitária e aos valores defendidos por IberCultura Viva (“Fomentar o respeito, criar comunidade, resguardar a diversidade cultural, impulsionar a participação e defender a igualdade”). Os concursos são parte do Objetivo Estratégico 3 do programa: “Sensibilizar sobre as distintas formas de convivência social e a importância de suas manifestações culturais”.

Mulheres: culturas e comunidades” foi o tema do primeiro concurso de vídeos, de 2016. Os seguintes foram “Comunidades Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento (2017), “Comunidades Linguísticas: identidade e salvaguarda” (2018), “Diversidade sexual e de gênero: direitos e cidadania” (2019), Práticas comunitárias: solidariedade e cuidados coletivos (2020) e Juventudes e cultura comunitária (2021). Cada edição teve um montante de US$ 5 mil, premiando 10 vídeos com US$ 500 cada. Além disso, nas edições de 2017 e 2018 foram concedidas menções honrosas (sem prêmios em dinheiro). 

O concurso de curtas de 2017 foi apresentado pelo programa em parceria com o Escritório de Representação da UNESCO no Brasil, como uma das ações promovidas pela Década Internacional para os Afrodescendentes (2015-2024), declarada pelas Nações Unidas em 2015, com o tema “Povos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.

“Comunidades Linguísticas” (2018), por sua vez, foi lançado em conjunto com o Escritório  de Representação da UNESCO na Guatemala, inspirado na resolução da Assembleia Geral da ONU que declarou 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas, para advertir sobre a perda destes idiomas e a necessidade de conservá-los e revitalizá-los. 

Diversidade sexual e de gênero”, o tema de 2019, teve como inspiração os 50 anos da revolta de Stonewall, que é um marco para os movimentos pró-direitos da população LGBTIQ. Este concurso contou com a colaboração do Ministério de Desenvolvimento Social do Uruguai (MIDES).

Em 2020, o tema do concurso foi “Práticas comunitárias: solidariedade e cuidados coletivos“. A iniciativa, que contou com a colaboração da Secretaria de Cultura do México e da Direção de Artes do Ministério de Cultura do Peru, teve como objetivo reconhecer, visibilizar e compartilhar as boas práticas de solidariedade e cuidado coletivo realizadas por pessoas e comunidades em suas localidades nestes tempos de Covid-19.  Dezesseis vídeos foram selecionados nesta edição.

Em 2021, 60 vídeos realizados por jovens de sete países (Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, México e Peru) foram enviados ao concurso “Juventudes e cultura comunitária – O protagonismo dos e das jovens como agentes de transformação social”. Com este concurso o programa buscou reconhecer, dar visibilidade e compartilhar atividades vinculadas, por exemplo, a Pontos de Cultura, centros culturais, rádios comunitárias, associações de bairro ou grupos de produção artística comunitária, nas quais jovens têm liderado processos comunitários como agentes de mudança. Dez vídeos foram premiados com 500 dólares nesta convocatória.

.

.

Assista aos vídeos selecionados nos concursos:

Mulheres: culturas e comunidades

Comunidades Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento

Comunidades Linguísticas: identidade e salvaguarda

Diversidade sexual e de gênero: direitos e cidadania

Práticas comunitárias: solidariedade e cuidados coletivos

Juventudes e cultura comunitária – O protagonismo dos e das jovens como agentes de transformação social