Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Concursos

Foto: Oliver Kornblihtt

Entre 2016 e 2019 foram lançados quatro concursos de curtas-metragens, com temáticas vinculadas à cultura comunitária e aos valores defendidos por IberCultura Viva (“Fomentar o respeito, criar comunidade, resguardar a diversidade cultural, impulsionar a participação e defender a igualdade”). Os concursos são parte do Objetivo Estratégico 3 do programa: “Sensibilizar sobre as distintas formas de convivência social e a importância de suas manifestações culturais”.

Mulheres: culturas e comunidades” foi o tema do primeiro concurso de vídeos, de 2016. Os seguintes foram “Comunidades Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento (2017), “Comunidades Linguísticas: identidade e salvaguarda” (2018) e “Diversidade sexual e de gênero: direitos e cidadania” (2019). Cada edição teve um montante de US$ 5 mil, premiando 10 vídeos com US$ 500 cada. Além disso, nas edições de 2017 e 2018 foram concedidas menções honrosas (sem prêmios em dinheiro). 

O concurso de curtas de 2017 foi apresentado pelo programa em parceria com o Escritório de Representação da UNESCO no Brasil, como uma das ações promovidas pela Década Internacional para os Afrodescendentes (2015-2024), declarada pelas Nações Unidas em 2015, com o tema “Povos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.

“Comunidades Linguísticas” (2018), por sua vez, foi lançado em conjunto com o Escritório  de Representação da UNESCO na Guatemala, inspirado na resolução da Assembleia Geral da ONU que declarou 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas, para advertir sobre a perda destes idiomas e a necessidade de conservá-los e revitalizá-los. 

Diversidade sexual e de gênero”, o tema de 2019, teve como inspiração os 50 anos da revolta de Stonewall, que é um marco para os movimentos pró-direitos da população LGBTIQ. Este concurso conta com a colaboração do Ministério de Desenvolvimento Social do Uruguai (MIDES).

 

 

Convocatória aberta: o prazo de inscrição do concurso “Diversidade sexual e de gênero: direitos e cidadania” termina em 15/11/2019.