Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

23

ago
2017

Em Notícias

2º Encontro Metropolitano de CVC Jalisco: construindo coletividade e transformando realidades 

Em 23, ago 2017 | Em Notícias |

Fotos: CVC Jalisco

 

“O que nos motiva a fazer o que fazemos?” “Quais são as barreiras que temos enfrentado em nosso trabalho comunitário?” “Como se tem superado estas barreiras?”

Estas foram algumas das perguntas que guiaram os trabalhos no 2º Encontro Metropolitano de Cultura Viva Comunitária Jalisco 2017, realizado em 29 de julho na colônia Lomas de Polanco, no município de Guadalajara (Jalisco, México). O evento, que teve como anfitriões o Colectivo Cultural Polanco e o coletivo CulturAula Comunidades Aprendiendo, é parte de um dos projetos ganhadores do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2016.

 

 

Quarenta pessoas participaram da jornada, que contou com rodas de conversa, oficinas, atividades artísticas e mesas de trabalho para o intercâmbio de experiências, reflexão e debate. Segundo Rocío Orozco, membro do coletivo CulturAula e da Rede de Cultura Viva Comunitária México, buscou-se gerar um espaço para a troca de experiências no trabalho comunitário, aquilo que lhes motiva e os desafios que enfrentam no dia a dia na comunidade.  “Para seguir transformando e sobretudo construindo juntos, consideramos necessário nos conhecer e reconhecer no outro”, ressaltou.

A importância de construir coletividade e “vislumbrar posteriormente uma rede que  possa dar apoio para juntos abordar temas relevantes que correspondam à comunidade mexicana” foi um dos pontos de destaque. Muitos dos participantes também expressaram suas preocupações com a onda de violência e insegurança por que passa o país, levantando como possível solução o trabalho de base através da arte e da cultura.

Gerando vínculos

Entre as oficinas oferecidas havia uma de “vinculação efetiva”, em que os participantes se reuniram em mesas de trabalho para debater sobre como gerar vínculos e trabalhar em rede. No final das sessões de trabalho houve uma festa popular, com a presença de artistas, em que se apresentou o mariachi tradicional Los Choznos e o balé folclórico de Santa Ana. Também foram realizadas atividades para as crianças: uma oficina de percussão e outra de livros artesanais.

“De maneira geral, o encontro cumpriu com os objetivos que havíamos definido, e cuidou especialmente do aspecto humano”, afirmou Rocío. “Tivemos espaços dedicados para nos conhecer e conversar, colocar à disposição o corpo e o coração, acompanhamos os momentos com dinâmicas lúdicas. Com isso, para o 3º Encuentro, esperamos que os participantes dos ciclos anteriores nos acompanhem e se somem à Plataforma Puente de Cultura Viva México.”

Este ciclo de três encontros metropolitanos propostos pela Rede de CVC Jalisco para 2017 tem como objetivo visibilizar e articular as iniciativas de arte, comunicação e educação que trabalham em nível comunitário na área metropolitana de Guadalajara. A intenção é promover atividades que permitam ampliar as relações colaborativas entre as organizações e conscientizar sobre o pensar, fazer e viver o comunitário. O primeiro encontro se deu em 6 de maio, em Santa Ana Tepetitlán (Zapopan). O terceiro está previsto para setembro (a data e o lugar ainda estão por anunciar).

Saiba mais: https://culturavivacomunitaria.org.mx/jalisco

 

https://drive.google.com/file/d/0B5UIvQc1z5dkTFRSNGZLNzRoTUE/view?ts=599bbcf4

Leia também:

Rede de Cultura Viva Comunitária de Jalisco promove o 1º Encontro Metropolitano de 2017

Encontro Metropolitano: os sons e as cores da Cultura Viva em Santa Ana Tepetitlán

O surgimento da plataforma Cultura Viva Comunitária México

Coletivo Cultural Polanco: os sonhos e esforços de um grupo de amigos para transformar a realidade do bairro

Tags |